1

Galeria de Honra das Feiras

MAGDALA CASTRO, fundadora da editora da Revista Hotelnews e da feira Equipotel, foi a primeira mulher a realizar feiras profissionais e a segunda empresária brasileira desse segmento

Empreendedora, pioneira e gestora à frente do seu tempo.

Iniciou sua atividade empresária no ano de 1956, fundadora da editora da Revista Hotelnews em 1958 e criadora da feira comercial Equipotel em 1961, ficando no comando desse evento por 50 anos.

Foi a primeira mulher a realizar feiras profissionais e a segunda empresária brasileira desse segmento, logo após Caio de Alcântara Machado de quem se tornou amiga.

Visionária e emponderada, Magdala Castro, hoje com 94 anos, com seu espírito aguerrido, iniciou sua atividade nos tempos em que não havia essa cadeia produtiva de eventos que temos hoje, tudo tinha que ser muito analisado, criado e mesmo improvisado, fosse a montagem, os serviços de segurança e limpeza, a divulgação e outras necessidades.

Com resiliência e objetivos bem definidos, não se detinha diante de qualquer obstáculo.

Para ilustrar essa personalidade temos uma de suas muitas histórias: nas primeiras décadas, 60/70 e início dos anos 80 a feira criada por ela acompanhava os congressos da hotelaria que eram itinerantes e realizados anualmente.

Ela tinha que se antecipar e convencer industriais a viajar e montar seus estandes, com todas as dificuldades da época em várias cidades do Brasil.

Ocorre que em determinado ano os hoteleiros resolveram realizar seu Congresso em um navio que percorria a costa brasileira. Seria o primeiro ano que a feira não seria realizada, mas não para Magdala Castro, reuniu um pequeno grupo de expositores, acertou com a Cia. de Navegação, proprietária do navio e realizou sua feira em uma área cedida para ela, durante o congresso “al mare”.

Magdala Castro jamais deixou de realizar e alcançar seus objetivos e suas metas.

Liderou a empresa na fase itinerante junto com o congresso de hotelaria até 1981, estava lá quando realizou a primeira edição sem estar acoplada ao congresso de hotelaria realizada no Hotel Nacional/RJ, em 1982, se fez presente e no comando quando fixou a sede da feira no Pavilhão do Ibirapuera/SP, em 1983, até transferir o local para o Pavilhão do Anhembi, em 1993 e ocupa-lo por inteiro.

Sob sua batuta a feira cresceu e se consolidou na liderança do setor.

Aproveitamos esse momento para homenagear e reverenciar a força das Mulheres que contribuíram e muito contribuem para o sucesso das feiras, congressos e eventos.

 

Diretoria do Sindiprom (triênio 2016/2019)