1

Evento de gastronomia asiática, aberto ao público, acontece de domingo a terça-feira

Empresas apresentam suas novidades em pescados, alimentos, temperos e utensílios para culinária oriental. Alguns estandes oferecem degustação e fazem venda para os visitantes.

A Asian & Seafood Show – Feira de Pescados e Gastronomia Asiática abre suas portas para o público em geral e profissionais do setor de 1 a 3 de outubro, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo (Acesso pela Rua Galatea - Portão 8).

Em sua terceira edição, a feira foi criada pela Francal Feiras para atender à crescente demanda de consumidores e profissionais da gastronomia asiática. Atualmente, pelo menos 3.000 estabelecimentos de comida oriental estão em funcionamento na Grande São Paulo, considerando restaurantes exclusivamente asiáticos, temakerias, buffets e restaurantes que incluem a culinária japonesa e asiática no seu cardápio.

Durante o evento, o público tem acesso atrações gratuitas, como as Oficinas de Gastronomia Asiática, onde chefs renomados ensinam suas técnicas e receitas.

Na área de exposição, empresas apresentam suas novidades em pescados, alimentos, temperos e condimentos, embalagens, equipamentos, acessórios, uniformes e decoração. Alguns desses expositores oferecem degustação e venda de produtos em pequenas quantidades para o púbico visitante.

Um dos destaques na feira fica por conta do Wagyu. O governo brasileiro autorizou, em julho deste ano, a importação do Wagyu Beef vindo do Japão. O Wagyu é considerado a carne mais saborosa e mais cara do mundo e faz parte da alta gastronomia japonesa.

PERSONALIDADES
O chef Hirotoshi Ogawa, diretor-geral de exame do Sushi Skills Institute, única entidade certificadora reconhecida pelo governo japonês, vem do Japão especialmente para o evento.

A consulesa Interina do Japão, Hitomi Sekiguchi, visita a feira no dia 2, a partir das 18h45.

Shin Koike, embaixador da culinária japonesa no Brasil, oferece aula-show no dia 2, às 17h30, sobre o Wagyu, considerada a carne mais cara e mais saborosa do mundo.

Yukontorn Tappabutt, participante do último MasterChef Brasil, encerra a programação das Oficinas no dia 3, às 17h.


ABERTURA

APRESENTAÇÃO TAIKÔ – GRUPO SHINKYO DAIKO
Dia 1, em duas apresentações: 13h e 15h30
No dia 1º, o Grupo Shinkyo Daiko faz duas apresentações, às 13h e 15h30, com os milenares tambores japoneses, conhecidos como Taikô. As performances do grupo resgatam, preservam e divulgam a cultura japonesa por meio da arte do instrumento de percussão presente na história daquele país há pelo menos 1.500 anos.


MELHOR SUSHIMAN DO BRASIL
Pelo segundo ano, a World Sushi Cup, evento mundial realizado no Japão, realiza uma etapa brasileira. A Copa Brasil Best Sushiman acontece dentro da Asian & Seafood Show, e vai escolher o melhor sushiman do Brasil, que irá representar o País no evento mundial.

Os concorrentes se apresentam na feira no dia 2, das 10h às 16h20, na presença do público e dos jurados. Serão considerados finalistas os três que obtiverem a melhor pontuação na soma dos pontos das duas fases: sushi Edo-Mae e sushi criativo.

O vencedor do concurso ganha passagem e hospedagem oferecidas pela CERMAQ para conhecer as instalações da empresa no Chile, passagem para o Japão oferecida pela Quickly Travel para representar o Brasil na World Sushi Cup, e curso de 6 meses de japonês oferecido pela Aliança Cultural Brasil Japão.


OFICINAS DE GASTRONOMIA ASIÁTICA
As aulas-show acontecem todos os dias (1 a 3) e ensinam a preparar pratos da culinária oriental (japonesa, coreana, tailandesa), harmonizar bebidas e temperos, utilizar corretamente a cerâmica, entre outros temas.

Entre os chefs estrelados que ministram as aulas, estão Celso Ishiy (sommelier de saquê), Eiji Tomimatsu (consultor em gastronomia asiática e professor), Telma Shiraishi (Aizomê), Regina Hwang (Portal da Coreia), Edson Yamashita (Ryo Gastronomia), Toshi Kawanami (Restaurante Kinu), Hideko Homna (ceramista), Marisa Tiemi Ono (professora e consultora de culinária oriental), Felippe Kolling, Danilo Galhardo (Buffet Pérola Del Mare) e outros.


NOVIDADES DOS EXPOSITORES

Na área de exposição, empresas apresentam novidades em pescados, alimentos, temperos e condimentos típicos da culinária oriental, frutos do mar, massas e bebidas, embalagens, equipamentos, acessórios e decoração de cozinha, e muitos outros produtos.

Alguns desses expositores oferecem degustação e fazem venda de produtos em pequenas quantidades para os visitantes.

Pescados: Alguns dos maiores produtores nacionais e internacionais participam da feira para divulgar seus produtos: CERMAQ (Chile), Alaska Seafood (Alaska) e Mar & Rio Pescados (Brasil).

Bebidas: Saquês de diversas texturas e teores alcóolicos (JFC Brasil); Saquê que mistura tecnologia de ponta no polimento do arroz e técnicas artesanais de filtragem (Tradbras); Cervejas exclusivas Japão (JFC Brasil).

“Fábrica de Sushi”: Equipamento funciona como uma “impressora” de arroz compacta, que imprime arroz na alga em até cinco tamanhos diferentes e facilita o preparo de rolls, inclusive invertidos (Autec Sushi Machine).

Alimentos: Variedades de arroz destinados especialmente à culinária oriental (Arroz Hibari, JFC Brasil); Marca de shoyu mais vendida no mundo (Kikkoman).

Utensílios: Coleção de facas vindas especialmente do Japão, especializadas no preparo de pratos orientais (Direto do Japão); Grill elétrico (Guassu Home).

Para baixar a lista com mais empresas e detalhes, clique aqui.


NEGÓCIOS

Mercado de Gastronomia Asiática
· Levantamento feito pela Francal Feiras aponta para a existência de pelo menos 3.000 estabelecimentos de comida oriental na Grande São Paulo, considerando restaurantes exclusivamente asiáticos, temakerias, buffets e restaurantes que incluem a culinária japonesa e asiática no seu cardápio.
· O volume médio de clientes atendidos por dia nestes estabelecimentos e o tíquete médio de R$ 80 por pessoa projetam um faturamento total de R$ 36 milhões por dia - ou R$ 13,4 bilhões por ano - somente na Grande São Paulo.
· Em nível nacional, a estimativa é que a gastronomia asiática movimente em torno de R$ 19 bilhões anuais.

Para atender estes estabelecimentos, existem hoje cerca de 800 fabricantes, produtores e importadores de alimentos para culinária asiática no Brasil.


Mercado de Pescados no Brasil
Em 2015, o Brasil produziu 1,5 milhão de toneladas de pescado, entre captura e aquicultura continental e marinha.

O consumo no País é de 10,5 kg/habitante/ano, pouco abaixo dos 12 kg recomendados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), mas ainda muito longe da faixa de 30 a 60 kg per capita de países como China, Japão, Filipinas e leste asiático, França, península Ibérica e Escandinávia.

Apesar da grande extensão litorânea e da abundância de água doce, o Brasil importa a maior parte do peixe consumido internamente. Entre julho de 2015 e junho de 2016, entraram no País 347 mil toneladas de pescado, contra uma exportação de 39,6 mil toneladas.

Durante a feira (dia 2, das 9h às 17h), o Instituto da Pesca (órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo) promove o workshop Aquicultura Continental e Marinha, em que especialistas apresentam os produtos que estão disponíveis para o mercado gastronômico (evento pago).

O workshop é destinado a chefs de cozinhas, donos de restaurantes, aquicultores, investidores e demais interessados, e será encerrado com a apresentação de Patric Pierre Christian Berjeaut, chef de cozinha formado pelo Le Cordon Bleu de Paris e Alain Ducasse, com ênfase na gastronomia e produtos da maricultura.


ASIAN & SEAFOOD SHOW 2017 – 3ª FEIRA DE PESCADOS E GASTRONOMIA ASIÁTICA
Data: 1 a 3 de outubro de 2017 (domingo a terça-feira)
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo (acesso pela rua Galatea – Portão 8)
Promoção/Organização: Francal Feiras

Copa Brasil Best Sushiman
Patrocínio Máster: CERMAQ
Copatrocínio: Ajinomoto Food Service, Comitê Umami, JFC Brasil e Kikkoman
Apoio: Sushi Skills Brazil e Quickly Travel

Asian & Seafood Show
Patrocínio: Nestlé Professional / Nestlé CHEF / Nestlé Docello
Colaboração Principal: Aliança Cultural Brasil – Japão
Colaboração Educacional e Institucional: AREGALA – Asociación de Restauradores Gastronómicos de Las Americas y el Mundo; e ABRESI – Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo
Apoio Institucional: ABGJ – Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa; ABRASEL SP – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo; APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios; CODEAGRO – Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios; Instituto de Pesca; SIPESP – Sindicato da Indústria da Pesca no Estado de São Paulo; Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Agricultura e Abastecimento;
Confederação Oficial: CNTur – Confederação Nacional do Turismo
Apoio Cultural: Consulado Geral do Japão em São Paulo
Associado à: Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil (www.camaradojapao.org.br)
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Site: www.asianseafoodshow.com.br
Facebook: AsianJapanFoodShow
Twitter: @feiraasianfood
Google +: Asian & Japan Food Show

*Feira de negócios, aberta ao público, com entrada gratuita